Quando algo dá errado

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Quando algo dá errado em nossas vidas temos basicamente dois modos de agir.

Focar no erro cometido, na frustração sentida, na escolha errada.

Ou focar nas possíveis soluções para resolver aquele problema.

Sei que pode parecer simplista falando assim, mas acredite, você pode escolher onde canalizar sua força e energia, se na lamentação ou na solução do seu problema, isso fará toda diferença.

Deixa eu te contar uma pequena história (das muitas que tenho rs).

Imagine que você estudou muito para um concurso, dedicou-se horas e mais horas, gastou grana comprando material, etc.

Foi fazer a prova, confiante, cheio de expectativas. E quando o resultado saiu você ficou em segundo lugar na classificação, sendo que o concurso disponibilizava duas vagas.

Felicidade total, não é mesmo?

Só que passado alguns dias a prova foi anulada. Uma balde de água fria.

Isso aconteceu comigo.

Lá vou eu fazer a prova novamente, resultado: fiquei desta vez em 16º, muito longe das vagas.

Duas lições aprendidas.

A primeira é que os dias que fiquei me lamentando pelo cancelamento da prova até o dia da segunda prova foram totalmente perdidos, tenho absoluta certeza que se tivesse aproveitado esse tempo (foram mais ou menos 02 meses) e focado em continuar estudando minha posição final teria sido bem melhor.

A segunda lição foi que após o resultado “desastroso” da segunda prova eu realmente consegui escolher a atitude certa, não demorou muito e já estava estudando com todo gás novamente, percebi que os meus resultados naquele concurso foram relativamente muito bons, e que, o mais importante, poderia repetir o feito em um concurso próximo. O que realmente ocorreu.

O fato é que uma simples mudança de postura frente aos problemas me fez agir de um modo diferente, o que conseqüentemente me trouxe resultados também diferentes.

É claro que você não pode escolher antecipadamente como irá se sentir em relação a algum problema, mas pode sim escolher se vai olhar para a solução ou para o problema.

Existe uma frase muito famosa do filósofo Friedrich Nietzsche que diz o seguinte:

“Quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.”

Creio que ele quis se referir a isto que falamos a pouco, quando damos muita ênfase a um problema, além de não resolver, muitas vezes somos absorvidos pelo problema.

Escolha focar em suas opções para agir, assim você terá muito mais chances de conseguir melhorar sua situação atual.

 

Abraços 😉


Se você gostou do artigo comente aqui em baixo ou compartilhe o conteúdo, assim saberei que o conteúdo foi útil para você.

Comments

comments