É possível estudar sem Estresse! [PARTE 01]

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Cansaço

Não há vitória sem luta, não há glória sem dor, não há paz sem guerra. Poderia passar o dia colocando frases que remetessem à sensação de que devemos estar constantemente combatendo para que possamos alcançar a vitória tão almejada.

Em nosso caso, poderia dizer: se não estivermos constantemente estudando não teremos a tão sonhada aprovação no concurso desejado. Mas será que a obstinação a todo custo, o estudo de horas a fio, o labutar diário em cima de livros, o esquecer de férias, feriados e dias santos, tudo isso não deve ser temperado com certa dose de descanso?

Acredito piamente que o sucesso está no equilíbrio. Muitos falaram que concurso é uma maratona, o estudo tem que ser de acordo com suas forças, se conseguir resistir a 10 horas por dia, será que conseguirá manter esse ritmo por mais de 3 meses? Já houve épocas em que estudei o dias inteiro, 06 da manhã às 22h00min. Mas isso foi um período de “desespero”, véspera de concurso. A média de todo concurseiro é menor, bem menor. Por isso não se sinta culpado por descansar, o seu corpo precisa disso, e seu cérebro mais ainda.

Mas como conseguimos descansar se temos um mundo de disciplinas para estudar? Abaixo sugiro um caminho.

PLANEJE UMA ‘SAÍDA’

Red exit sign on white-greenish plastered wall

O primeiro passo para tentar evitar o estresse do Estudo é fazer um planejamento (este artigo pode lhe ajudar) que lhe possibilite uma VÁLVULA DE ESCAPE. Essa válvula poderá ser um momento de lazer, uma atividade física, um descanso, colocar sua série de tv em dias, ligar para um amigo, ir à igreja, meditar, etc.

A Válvula de Escape funciona, deve ser usada, mas só tem resultado se seu Planejamento de Estudo estiver estruturado, caso contrário você estará pensando no estudo no momento de seu ‘merecido’ descanso, ou pior, estará pensando em sua série de tv enquanto estuda.

O seu Plano de Estudo deve conter exatamente QUANDO e  o QUANTO estudar. Pois quando bater as mestas, por exemplo, 30 horas por semana, terá a consciência tranquila para utilizar sua Válvula de Escape. O que acontece geralmente é que concurseiro não tem metas pré-definidas, assim não consegue saber exatamente se merece ou não ter essa ‘descanso’, o que leva à frustração.

Quando falo sobre isso alguns alunos acham que irão perder tempo de estudo, no entanto, mais do que benéfica, a Válvula de Escape é necessária, ela funciona como uma espécie de reenergizante, contribuindo para um melhor ritmo de estudo.

Mas para isso acontecer essa Válvula de Escape deve ser planejada tão bem quanto o estudo, pois passar o fim de semana assistindo tv, acessar as redes sociais a cada meia hora, passar horas na academia todos os dias, tudo isso, deixa de contribuir com sua rotina para roubar horas preciosas de estudo.

É bom lembrar também, como bem explica o filósofo brasileiro, Mário Sérgio Cortella, o seguinte: cansaço é diferente de stress, este é resultante de uma atividade em que você não consegue enxergar sentido, enquanto o cansaço é resultante de uma atividade extenuante, o futebol de fim de semana te cansa, mas não te estressa.

Por isso que na [Parte 02] deste artigo falarei como um OBJETIVO CLARO lhe ajudará a não se estressar, até lá.

Comments

comments