COACHING OU MENTORIA PARA CONCURSOS?

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Quando você começa a frequentar uma academia, nada sabe sobre os exercícios e nem por onde começar. Embora tenha um instrutor, prefere contratar um personal trainer para dizer o que você deve fazer para te ajudar a alcançar mais rápido o seu objetivo (emagrecer, ganhar massa, mais disposição..) e também para que tenha sempre alguém lhe motivando e não deixando faltar aos treinos. Já um time de futebol não alcançaria bons resultados, mesmo que tenha os melhores craques em campo, gente que já sabe bem o que fazer com a bola nos pés, se não tivesse um bom técnico para orientar, armar as jogadas, as posições, estratégia, o esquema tático.

tite-tecnico

Mas o que isso tem a ver com concursos públicos? Muito!

Você tomou a importante decisão de estudar para concurso. Motivação em nível máximo, foco definido, materiais adquiridos, matrícula efetuada em curso preparatório. Tudo parece estar alinhado quando, de repente, surgem dúvidas como “Por onde começar?”, “Como montar um cronograma?”, “Faço questões diariamente?”. Já do outro lado, estuda há algum tempo para concursos, sabe todo o processo de organização, mas a aprovação ainda não chegou, não consegue mais seguir um cronograma de estudos e, aos poucos, sua determinação foi enfraquecendo e a desmotivação bateu à porta. Encaixou-se em alguma dessas situações?

por-onde-comecar

Pois o nosso papo de hoje é com você. A longa caminhada rumo à aprovação em concurso poder ser melhor aproveitada quando se tem alguém ao seu lado orientando, ajudando, incentivando ou mesmo dizendo o que, como e quando estudar isso ou aquilo, assim como quem pratica exercícios físicos ou um jogador de futebol. E é muito natural que as situações mencionadas no parágrafo anterior aconteçam em algum momento, mas o que muitas vezes ocorre é que elas se tornam constantes na rotina de estudos. E quando isso acontece, muitas vezes reverter esse quadro sozinho(a) torna-se uma tarefa árdua.

Se você está nesse estágio, tem tido dificuldades em estudar, está sem motivação, não sabe por onde começar ou continuar, falta organização, disciplina e não consegue superar tudo isso sozinho(a), contratar um coach ou um mentor poder ser uma possibilidade bastante útil para você.

apoio

Com certeza já deve ter ouvido falar desses profissionais ou conhece algum amigo que estuda para concurso e seja acompanhado por um deles. “Mas coaching e mentoring não é mesma coisa?”, você deve ter se perguntado. E vamos antecipar a resposta dizendo que NÃO. “E como sei o que preciso?”, essa dúvida surgiu também, não é mesmo.

Vamos ajuda-lo(a) a encontrar todas essas respostas, trazendo o que um coach e um mentor fazem, ajudando também você a identificar suas atuais necessidades e quem poderá te ajudar nisso, além de você mesmo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC Coaching), o coaching é “um processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e para serem alcançados com êxito necessitam de empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente. O responsável por conduzir um processo de coaching é denominado Coach ou na tradução literal, ‘treinador’”.

Já com relação ao Mentoria, ainda segundo o IBC, “é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras”. Claro que tudo isso atrelado ao propósito de cada um que, neste caso, trata-se de concursos públicos.

mentoria

Mesmo ciente de tais definições, o que muito acontece é que, quando um concurseiro passa por grandes dificuldades em sua preparação e não consegue mais superá-las sozinho, contrata um coah querendo, na realidade, o trabalho de um mentor, ou vice e versa. Não sabe exatamente o que cada um faz. Tem até gente que pensa que um coach é quase uma terapia. O que nada tem a ver. Para isso existem os psicólogos.

E antes de você entender as diferenças e saber qual escolher, é imprescindível uma autoanálise. Primeiro, você precisa mesmo de um profissional para lhe ajudar? Suas dificuldades, às vezes, estão em você mesmo: tem organização, os melhores materiais, o horário todo definido, mas não cumpre porque prefere assistir a uma série. Trabalha o dia todo, tem o fim de semana para intensificar os estudos, mas opta sempre em ir para a balada, mesmo com a prova batendo à porta.

Mas se você não se encaixa nesses quesitos e, mesmo assim, tem sido difícil a preparação, veja quais suas reais e atuais necessidades. Quer alguém para motivar ou alguém que cobre metas, diga por onde começar e o que fazer? Quer alguém que potencialize o que você já sabe ou alguém que aplique junto com você as técnicas e métodos adequados? Saber o que quer é o primeiro passo de tudo.

Feitas todas as ponderações possíveis, agora vamos conhecer as diferenças práticas entre coach e mentor e entender o quanto a escolha deles vai impactar, de forma distinta, nos resultados que pretende.

COACH

coaching

– Analisa o objetivo que o concurseiro quer alcançar e, a partir daí, trabalha para que o estudante encontre seus valores, as competências e habilidades

– Vai ajudar você no autodesenvolvimento e transformação pessoal. Para o coach todas as respostas de suas dúvidas estão em você mesmo, Ele não lhe dará as repostas, concurseiro. Vai lhe conduzir para que você mesmo obtenha as respostas de suas dúvidas na preparação.

– Por meio de técnicas, ferramentas e perguntas, o coach fará com que você saia de sua situação atual e encontre o estado que deseja (dedicação, disciplina, organização, motivação).

– Pode atuar em qualquer área, isto é, ele necessariamente não será um concursado para ajudá-lo na caminhada.

– Existe um prazo determinado para atuação dele em sua preparação.

– A função do coach não é cobrar metas suas, montar cronograma, acompanhar seus estudos, dizer sobre técnicas de revisões ou outras ações nesse sentido.

MENTOR

Mentor word cloud written on a chalkboard

Aqui, sim, você aprenderá o caminho das pedras. Se você está perdido, o mentor te ajudará a saber por onde estudar e de que forma estudar. Cobra metas, ajudar a montar um planejamento de estudos, faz um acompanhamento, diz o que deve fazer em sua rotina de estudos. E para quem já sabe o processo, analisa seu planejamento e forma de estudar e faz correções necessárias.

– Trabalha de forma bem personalizada

– Ele tem conhecimento e vivência da área em que atua, ou seja, é um concursado ou professor de cursos para concursos.

– Já que tem essa vivência, ele vai compartilhar com você as experiências dele e conhecimentos técnicos, bem como traçar um paralelo com a situação que viveu e com a sua, aplicando o que deu certo e o que melhor se adequa.

– Não tem prazo determinado. Isso vai depender muito da evolução do concurseiro. Embora a pretensão é de que o mentor lhe ensine para que você siga com autonomia sua preparação depois de aprender o que foi necessário.

– Se você precisa de todo um trabalho de mentoria, “aqui mesmo na Proluno” você encontra.

a) Mentoria para TRT –  Auditora Fiscal do Trabalho, Émilly Simões, faz um planejamento individual com conta com entrevista inicial; elaboração do seu plano de Estudo, acompanhamento da implantação do plano de estudo; e encontro de resultados.Para saber mais, CLIQUE AQUI.

b) Mentoria para AFT – o Auditor Fiscal do Trabalho, Bruno Davantel, faz um acompanhamento de sua preparação a partir de entrevista, definição de metas, indicação de bibliografia. Tudo em encontros semanais, ou mensais ou ainda contínuo, a depender de sua escolha. Para saber mais, CLIQUE AQUI 

c) Mentoria de Redação – O professor Fabiano Sales vai ajudar você a elaborar uma boa redação. Ele encaminha a primeira proposta de redação de acordo com a banca pretendida, corrige sua redação de forma detalhada, também com dicas gramaticais, seguindo os critérios da banca indicada. Dependendo do plano escolhido, sua redação será corrigida Ao Vivo em nossa Sala Virtual ou por meio escrito. Para saber mais, CLIQUE AQUI. 

d) Mentoria para Raciocínio Lógico – aqui é um acompanhamento em grupo feito pelo professor e Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, Almeida Junior, que indica as questões a serem respondidas por meio do material fornecido, expõe o conteúdo relativo à disciplina, bem como resolve as questões que repassou aos alunos. Ainda durante os encontros todos os participantes têm oportunidade de dirimir suas dúvidas. Para saber mais, CLIQUE AQUI. 

e) Mentoria para OAB – a professora e Advogada especialista em Direito do Trabalho, Chris Bruno, faz uma orientação pessoal e direcionada no treinamento de Direito Material, Processual e de Prática do Trabalho para o Exame de Ordem. Para saber mais, CLIQUE AQUI.

E, então, concurseiro, você precisa de um coaching ou de uma mentoria? Todos são excelentes processos, muitas vezes se complementam, e são extremamente vantajosos na preparação para concursos, ajudando no desenvolvimento e concretização de seu objetivo. O que vai diferenciar é sua real necessidade.

coaching3

Se você quer técnicas de estudo, um planejamento, o que estudar e como estudar, o mentor pode ser o caminho. Mas se quer o autoconhecimento, conhecer suas informações e que você mesmo desenvolva seus métodos e habilidades, o coach é o ideal. No entanto, convém sempre ressaltar que eles são apoios, treinadores, orientadores, e não quem fará tudo por você. De nada adianta ter um bom mentor por trás se quando você está no seu dia a dia (em casa, biblioteca, sala de estudos) não cumpre tudo aquilo que foi planejado. Ou se não está disposto a abrir a mente e aprender o que o mentor tem a repassar. É preciso ainda estar ciente de que nada se muda de uma hora para outra. Estudar para concurso, com ou sem mentoria ou coaching, é a médio e longo prazo mesmo.

Além disso, embora haja algum investimento financeiro para ter esses profissionais acompanhando, e sabemos bem o quanto uma vida de concurseiro requer bastante economia em tudo, reveja algumas prioridades de gastos e invista em algum, se sentir que sozinho tem sido difícil continuar a longa caminhada. É o investimento que vale a pena e pode tornar mais próxima a sua aprovação.

Artigo original da Proluno

Então, deixe seu comentário, assim posso saber se esse artigo foi realmente útil para você.

Comments

comments